Acessibilidade

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Esse sistema foi projetado de acordo com os padrões de acessibilidade estabelecidos pela W3C e ao e-MAG, acessível quanto ao uso de leitores de tela, organização de conteúdo, tamanho da fonte, alto contraste e navegação rápida.

Tamanho do Texto

Alto Contraste

Navegação pelo teclado

O teclado pode facilitar a navegação na web, tornando-a bastante prática e dinâmica. Usando os atalhos disponíveis em leitores de tela e associando-os às teclas de atalho do próprio site, é possível percorrer por vários conteúdos e prosseguir diretamente ao desejado. A tecla TAB, disponível em todos os computadores, também fornece a navegação pelo teclado de maneira eficiente. Neste sistema, é possível navegar pelos links do site de maneira ordenada e contínua usando esse recurso. Use a tecla ENTER para acessar cada link encontrado pelo TAB.